"O termo justiça (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).
Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos."
A vida é um conjunto de situações que têm influência sobre nós e nos vão moldando progressivamente!
Há momentos bons, momentos menos bons e momentos maus. Independetemente de se estar bem ou mal, nunca nos podemos esquecer da origem desse bem ou mal estar, só assim podemos ser justos e dar aos outros, o que merecem!
Mas isso nem sempre acontece e infelizmente cada vez mais se verificam casos em que a falta de maturidade e discernimento ou simplesmente "raiva momentânea" impedem as pessoas de ver claramente e são cometidas tremendas injustiças!
Há pessoas que não querem saber disso, mas a vida dá muitas voltas e um dia que se arrependam ou se vejam perante a mesma situação, vão dar valor as palavras que lhes foram proferidas, vão perceber o desespero, vão implorar o perdão, e no fim... pode ser que não consigam nada disso!
Sem comentários:
Enviar um comentário